O apagão e o excesso de criatividade

Primeiro foi um raio, depois falha humana e agora o mais novo provável autor da pane que apagou o Brasil é um hacker. Quanta criatividade em apenas uma semana.

A Folha de S. Paulo de hoje traz mais um personagem para uma história que já está ficando sem graça de tantas especulações e, o pior, continua sem uma explicação aceitável por parte de quem quer que seja. Diz a matéria que o Operador Nacional do Sistema (ONS) estava – até a última quinta-feira – à mercê de “piratas cibernéticos”. Ou seja, um hacker maldoso pode ter invadido o sistema e provocado o apagão.

O governo diz que essa possibilidade – que, de fato, soa mais como uma árdua tentativa da Folha em “parir” uma suíte original do assunto – é remotíssima. É prometido para hoje um relatório sobre a falta de energia ocorrida em 18 Estados na terça passada.

Enquanto aguardamos a explicação oficial, vale ficar com alguns dos poucos palpites racionais e equilibrados do que houve. O professor Luiz Pinguelli Rosa – uma das maiores autoridades em energia do país – aponta a má gestão do sistema como a causa do apagão. Para ele, a chave de tudo é descobrir o que causou a sobrecarga na rede e não o blecaute.

De qualquer forma – com ou sem explicação -, o ocorrido trouxe de volta aquela atmosfera de insegurança em relação ao sistema energético do Brasil, um amargo e rápido “revival” da crise que vivemos no final dos anos noventa. Estaria sua sombra nos rondando novamente?

PS: Só para não deixar de citar as agruras locais, aqui em Alagoas ninguém precisa de raio ou hacker. Nos últimos meses, após o “choque de gestão” de Flávio Decat e seus super-técnicos da Eletrobrás, a Ceal voltou a dar sinais de fragilidade com as longas e constantes interrupções no fornecimento de energia. No último domingo, um fato inusitado: consumidor liga às onze horas da manhã para saber o motivo da falta de energia desde às oito e recebe como explicação da atendente – “está no nosso site”. Melhor se o telefone fosse elétrico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: